Depois de checar o tipo de tecido de que sua cortina é feita, não se esqueça de conferir as instruções de lavagem na etiqueta, para certificar-se sobre as recomendações de lavagem e secagem da cortina. Se você optar por lavar as cortinas na máquina, siga o passo a passo abaixo para garantir um bom resultado.
Remova os acessórios
Usando uma escada, retire as cortinas das paredes, com bastante cuidado para evitar acidentes. Em seguida, antes de colocar as cortinas para lavar, remova todos os acessórios, como argolas, ganchos, e quaisquer outras partes metálicas.
Para utilizar uma escada de forma segura, é essencial verificar que ela esteja posicionada corretamente, e bem equilibrada sobre o solo. Se possível, peça a ajuda de uma segunda pessoa quando for remover as cortinas, já que elas podem ser pesadas.
Proteja e distribua bem o tecido
Para não correr o risco de rasgar, coloque a peça dentro de um saco protetor de roupas. Se não tiver um, use uma fronha de travesseiro e prenda com um nó na ponta. Caso a cortina seja muito grande para o saco protetor de roupa, acomode a peça dentro da máquina de forma bem distribuída.
Não sobrecarregue a lavagem. Se a lavadora for pequena e a peça muito volumosa, faça a lavagem da cortina por partes ou procure os serviços de uma lavanderia especializada.
Prepare a lavagem
Para preservar a peça, selecione um ciclo de lavagem para roupas delicadas e escolha um bom detergente para roupas.
Em algumas máquinas de lavar você encontra a função especial indicada para lavagem de cortinas.
Deixe secar
Quando encerrar a lavagem, deixe a cortina secar à sombra, na mesma posição em que será pendurada.